Lula sobe o tom sobre taxa do aço; confira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a política de taxação de importações do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, e voltou a prometer reciprocidade às medidas.


“Agora ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar na Organização [Mundial] do Comércio (OMC) ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”, disse o titular do Planalto. “Se tiver alguma atitude contra o Brasil, haverá reciprocidade”, frisou.

A declaração foi dada em entrevista à rádio Clube do Pará, na manhã desta sexta-feira (14/2). O presidente viajou à capital paraense para visitar as obras da COP30, que será realizada em novembro deste ano.

Na fala, Lula reforçou que quer ter relação harmoniosa com os Estados Unidos, mas, se o governo Trump adotar medidas contra o Brasil, haverá reciprocidade. “Nós queremos paz, nós não queremos guerra. Não queremos atrito com ninguém. O Brasil não tem contencioso internacional e nós não queremos contenção, queremos paz e tranquilidade”, afirmou.

“Ora, se o Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu terei esse comportamento com os Estados Unidos. Sinceramente, não vejo razão para o Brasil procurar contencioso com quem não precisa. Agora, se tiver alguma atitude com o Brasil, haverá reciprocidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x