Nesta quinta-feira (04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu transformar o 2 de Julho na outra data oficial da Independência do Brasil, além do 7 de Setembro. A fala foi feita pelo petista durante discurso em evento de lançamento da pedra fundamental de um laboratório científico público em Campinas (SP).
O 2 de Julho é feriado estadual na Bahia e Lula esteve nas comemoração em Salvador na última terça. A data marca a expulsão do Brasil dos últimos portugueses que resistiam a aceitar a independência do país. Isso foi em julho de 1823, ou seja, 9 meses depois da independência oficial do Brasil, em 7 de Setembro.
Quando mencionou a data baiana, no discurso de hoje, o petista falava sobre os potenciais do Brasil como nação e as dificuldades encontradas ao longo da história.
“Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se teve o grito mesmo, mas está lá. E tem a verdadeira independência que foi o 2 de Julho. Ali houve luta e mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram pela independência do país. Vou tentar transformar os dois dias com ato oficial da independência e vamos ter que contar a história deste país”, afirmou Lula.
*Gazeta Brasil