Maduro anuncia mobilização de milícia; entenda

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (4) uma “grande jornada de organização e mobilização de forças” da Milícia Nacional Bolivariana (MNB) para esta sexta-feira (5).

Maduro disse esperar que participem os 8,2 milhões de cidadãos que, de acordo com ele, se alistaram recentemente ao “sistema defensivo nacional” diante do que chamou de “ameaças” dos Estados Unidos, que realiza uma mobilização militar em águas caribenhas próximas ao país sul-americano


Em um encontro com autoridades de seu governo e da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), transmitido pela emissora estatal de televisão “VTV”, Maduro afirmou que também está convocada a base de 4,5 milhões de milicianos “já treinados durante anos”, aos quais se unirão os mais de 8 milhões que, segundo ele, se alistaram na MNB.

Ele assegurou que serão ativadas “pela primeira vez na história militar do país” aquelas que ele chamou de Unidades Comunais de Milícia (UCM) em 5.336 comunidades, e explicou que cada uma delas terá “um conjunto de bases populares de defesa integral” onde serão incorporados os alistados.

Posteriormente, segundo o ditador, os milicianos serão chamados a participar de jornadas com “níveis mais elevados e superiores”. Maduro destacou a “capacidade absoluta” do país para “fazer triunfar a paz em qualquer circunstância” e para “se defender de tantas ameaças e guerras psicológicas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *