Mafioso sérvio aliado do PCC é solto pela Justiça de SP

Nesta terça-feira (22), o traficante sérvio Zarko Pilipovic, associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), deixou a Penitenciária Federal de Brasília (DF) após a 6ª Vara Federal de Santos (SP) emitir um alvará de soltura. A decisão foi tomada na sexta-feira (18), às 21h25, um horário considerado atípico.


Pilipovic é uma figura-chave no tráfico internacional de drogas, especialmente na rota da cocaína que abastece mercados europeus. Capturado em abril na Bolívia e extraditado para o Brasil, ele foi preso em San Rafael de Velasco, região estratégica para o narcotráfico. Na ocasião, tentou se passar por Leonardo Barsad da Rocha, utilizando uma identidade falsa.

Investigado por sua conexão com o “Clã dos Bálcãs”, uma organização criminosa sérvia, Pilipovic é apontado como elo essencial entre essa máfia e o PCC. As operações dessas organizações envolvem grandes carregamentos de cocaína, enviados frequentemente a partir do Porto de Santos para a Europa.

Em 2015, Zarko foi preso com 172 kg de cocaína em um bote, enquanto preparava o embarque da droga em um navio.

No mesmo dia de sua soltura, a Receita Federal anunciou a maior apreensão de cocaína do ano no Porto de Santos: 1,2 tonelada da droga, escondida em uma carga de sucata metálica com destino à Espanha. O porto é um dos principais pontos de saída utilizados pelo PCC para enviar drogas à Europa e à África, gerando bilhões em lucros para a facção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x