“O que está acontecendo na China?” tem sido uma pergunta recorrente, circulam nas redes sociais vídeos que mostram a revolta dos chineses.
Em prática na China há quase 3 anos, a política “covid zero” parece ter esgotado a paciência da população. O governo estava obrigando a testagem excessivamente, inclusive havia a necessidade de apresentar teste negativo efetuado nos últimos dois dias para que os residentes utilizassem o transporte público.
Xangai, por exemplo, recentemente enfrentou um isolamento de dois meses, onde os cidadãos não podiam visitar espaços abertos sem apresenta um teste de covid recente.
Diante dos protestos realizados por cidadãos revoltados, o governo decidiu recuar e inclusive a imprensa estatal adotou um tom menos radical ao abordar o assunto. Cidades começaram a abrir estabelecimentos e houve uma diminuição na obrigatoriedade da testagem.
Porém, após um fim de semana de protestos o governo chinês está usando telefones e reconhecimento facial para rastrear manifestantes.
Manifestantes revoltados com a política “covid zero” fazem governo chinês recuar
