O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) se reuniu com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para discutir uma investigação em curso na Polícia Federal (PF) por uma fala sua na tribuna da Câmara dos Deputados.
Além de Marcel van Hattem, o encontro, realizado nesta quinta-feira, 7, contou com a presença do segundo vice-presidente da Casa Baixa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), do senador Rogério Marinho (PL-RN) e do seu advogado, Alexandre Wunderlich.
Em live depois da reunião, Marcel van Hattem disse esperar um posicionamento de Gonet sobre o caso. O parlamentar também declarou que, embora seja “vítima no processo principal” em que fere a imunidade parlamentar, não realiza uma defesa só sua, “mas em prol da democracia”.
“Viso a defender a última trincheira de um parlamentar, que é uso da tribuna sem receio de retaliação”, destacou. “Esse é um dos principais papéis de um parlamentar e não vamos permitir a perda dessa prerrogativa.”
Alexandre Wunderlich afirmou que a reunião com Paulo Gonet simboliza um “passo bastante importante e significativo”, não só pela defesa da imunidade do deputado do Novo, mas “mas do parlamento e de toda a sociedade brasileira”.
“A população também precisa saber do risco que significa esse processo, que é o direito de fala de um parlamentar. Não é um direito individual, mas da democracia brasileira. A posição da defesa é muito clara, não há ilegalidade na declaração de Marcel van Hattem”, ressaltou.
- Lula posta vídeo dando parabéns para Alckmin
- Veja imagens da destruição causada por explosão de prédio em Maceió