Mauro Vieira se reunirá com secretário dos EUA para tratar de tarifaço

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (5/11) que deve se reunir na próxima semana com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações sobre o fim do chamado “tarifaço” imposto pelo governo americano sobre produtos brasileiros.


O encontro está previsto para ocorrer no Canadá, durante uma reunião do G7, grupo das maiores economias do mundo. Embora o Brasil não integre oficialmente o bloco, o país participa dos eventos como convidado — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cúpula em junho.

“As negociações continuam, seguem. Tem havido reuniões virtuais de equipes técnicas e continuará acontecendo. Eu estarei na próxima semana numa reunião do G7 no Canadá, onde estará também o secretário de Estado Marco Rubio, e eu continuarei mantendo os contatos que tenho tido regularmente com ele”, afirmou Vieira.

O chanceler destacou que os contatos com os americanos concentram-se principalmente em questões comerciais e tarifárias bilaterais. Quando questionado sobre a possibilidade de tratar da situação da Venezuela, Vieira disse que “os contatos dizem respeito sobretudo às questões comerciais e tarifárias bilaterais”.

Na terça-feira (4/11), o presidente Lula reforçou a necessidade de que a próxima reunião entre Brasil e EUA ocorra de forma breve, conforme combinado entre os presidentes em Kuala Lumpur. O presidente chegou a afirmar que, caso não houvesse agendamento após a COP-30, telefonaria para o presidente Donald Trump para tratar do assunto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *