O neurocirurgião pernambucano Ricardo Jorge Barbosa pediu desculpas pela postagem acerca da morte do ativista conservador Charlie Kirk. A atitude lhe rendeu uma demissão e a perda do visto dos Estados Unidos. O médico se retratou por meio de uma nota, pedindo desculpas à família do norte-americano.
– Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética – escreveu.
De acordo com o médico, sua família tem recebido ameaças de morte com a ampla repercussão do caso. Ele disse que sua colocação foi infeliz, mas “tirada de contexto”.
– Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo – disse.
A declaração polêmica foi um “elogio” à mira do assassino de Charlie Kirk.
– Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical – escreveu o médico nas redes sociais.
Barbosa foi demitido. A Recife Day Clinic, onde ele atendia, divulgou nota afirmando que as opiniões do médico são pessoais e não refletem os valores da instituição. A clínica destacou que ele foi afastado de suas funções diante da gravidade do caso.
Veja a nota:
O Recife Day Clinic vem a público esclarecer que as opiniões expressas recentemente por um médico que atendia em nossa instituição, em suas redes sociais são estritamente pessoais e não refletem, em nenhuma circunstância, os valores e princípios desta instituição.
Temos como compromisso fundamental a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano, valores que sempre pautaram a atuação do RECIFE DAY CLINIC.
Diante da gravidade do ocorrido, comunicamos que o profissional em questão foi BANIDO DEFINITIVAMENTE de suas atividades no RECIFE DAY CLINIC.
Reiteramos nosso compromisso com a ética, o respeito e a responsabilidade no cuidado aos nossos pacientes e à sociedade.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) também abriu uma investigação para apurar a conduta do profissional.