Internado em Roma desde o último dia 14 de fevereiro com pneumonia nos dois pulmões, o papa Francisco não está fora de perigo, mas está melhorando, informaram seus médicos nesta sexta-feira (21/2) em uma coletiva de imprensa. O pontífice segue internado no hospital Gemelli, mas, segundo o médico Sergio Alfieri, será reavaliado na próxima semana com possibilidade de seguir o tratamento em casa, no Vaticano.
A coletiva, nesta sexta-feira (21/2), marcou uma semana em que Francisco está internado com diagnosticado de pneumonia bilateral.
“Ele está fora de perigo? Não. Mas se a pergunta é ‘ele está em perigo de morte’, a resposta é ‘não’”, afirmou Alfieri.
Embora o papa tenha apresentado melhora e bom humor, os médicos afirmam que ficar no hospital seja uma precaução, já que sua idade, 88 anos, o caracteriza como paciente frágil.
Alfieri também afirmou que o papa é um paciente que se difere dos demais idosos por não ter as mesmas condições de repouso. “A diferença é que as outras pessoas de 88 anos ficam em casa vendo televisão em uma cadeira de rodas. Vocês conhecem outro senhor de 88 anos que governa um Estado e é também o pai espiritual dos católicos no mundo? Ele não se poupa, então se cansou muito.”
Melhorando, o papa ainda recebe suplementos ocasionais de oxigênio.