O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator de um pedido de liminar pela suspensão da ação que trata sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus terá início nesta terça-feira (2), às 9h.
O pedido de habeas corpus foi apresentado na última quarta-feira (27) pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima. Ele faz parte do núcleo 3 da ação da suposta trama do golpe. O sorteio que designou o ministro André Mendonça como relator foi realizado no dia seguinte, no caso, na quinta-feira (28).
Não há qualquer despacho realizado por Mendonça no referido processo.
Além de pedir que o processo seja suspenso, a defesa pede que seja revogada a prisão preventiva do tenente-coronel, preso desde novembro de 2024.
Ferreira Lima compõe as Forças Especiais do Exército, apelidada de Kids Pretos, e teria participado de um plano para manter Jair Bolsonaro na Presidência da República.
O documento impetrado também solicita a nulidade da delação premiada do ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid. Para a defesa, os depoimentos de Cid estão maculados por “contradições e mentiras flagrantes”.