O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, parabenizou nesta quinta-feira (20) o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga aberta no Supremo. Mendonça e Messias compartilham a mesma fé evangélica, e Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Parabenizo o Min. Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos senadores”, escreveu Mendonça em seu perfil no X.
O presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (20) a indicação de Messias, 45 anos, para ocupar a vaga deixada pelo ministro Roberto Barroso, 67 anos, que se aposentou antecipadamente da Corte. A nomeação oficial de Messias ainda depende de sabatina no Senado.
Nascido em 25 de fevereiro de 1980, em Pernambuco, Jorge Messias é considerado o nome mais próximo do presidente Lula. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), ele é procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e já atuou no governo Dilma Rousseff como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência. Também foi consultor jurídico dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, entre 2011 e 2012.
Messias, que é evangélico, é visto como um nome que aproxima o presidente desse eleitorado. Ao assumir a presidência, Lula chamou o advogado para coordenar a equipe jurídica do governo de transição, no fim de 2022. Desde janeiro de 2023, ele ocupa a Advocacia-Geral da União (AGU).