Nesta segunda-feira (17/10), foi divulgado pelo Banco Central o Relatório Focus traz mais uma semana de redução da prévia para a inflação no Brasil. A estimativa para o fechamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo caiu de 5,71% para 5,62%. É a 16ª semana seguida com a queda do indicador.
Segundo o documento, o mercado voltou a elevar a expetativa de crescimento do Produto Interno Bruto. Esse movimento havia sido interrompido na segunda-feira passada, depois de 14 semanas seguidas de revisão do desempenho da economia para cima. Na publicação de hoje, a prévia do crescimento econômico subiu para 2,71%, ou seja, 0,01 ponto porcentual a mais que sete dias atrás.
De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus traz estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Publicado toda segunda-feira, o documento mostra a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, e não do banco.