Metástase óssea: Entenda o grave diagnóstico de Joe Biden

Diagnosticado com câncer de próstata, o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, também recebeu a notícia de que o tumor sofreu metástase nos ossos, o que torna seu quadro de saúde ainda mais delicado.

A metástase ocorre quando as células do câncer extrapolam o lugar onde se iniciaram, se espalhando para outras regiões do corpo por meio do fluxo sanguíneo. Com isso, elas podem gerar outros tumores. No caso de Biden, as células cancerígenas se fixaram e cresceram nos ossos.


Esse avanço da doença leva a dificuldades de locomoção, possíveis fraturas, náuseas, vômitos, confusão mental, fraqueza, entre outros sintomas.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de pele. Ele surge no sistema reprodutor masculino, mais precisamente em uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga, ligando-a ao orifício externo do pênis. Esse tipo de câncer já costuma ser agressivo, e só sofre metástase quando está avançado.

Segundo o gabinete de Biden, seu tumor é de estágio 9 de agressividade, com base em uma escala chamada escore de Gleason, que vai de 1 a 10. Entre os sintomas, estão dificuldade de urinar e sangue na urina. A equipe do democrata disse que foram justamente os sintomas urinários que o fizeram buscar atendimento médico.

Após a notícia de seu diagnóstico, Biden recebeu muitos votos de melhora, inclusive de seu adversário político, o presidente dos EUA Donald Trump. O democrata frisou sua gratidão pelo apoio.

– O câncer nos afeta a todos. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio – assinalou Biden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x