Metbala: Anvisa proíbe venda de “gummy” com tadalafila sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu todas as atividades relacionadas ao produto Metbala, um “gummy” (goma comestível) que contém tadalafila, um medicamento comumente prescrito para tratar disfunção erétil . A decisão, que inclui a comercialização, fabricação, distribuição, manipulação, propaganda e uso, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14/5).


Segundo a Anvisa, o Metbala não possui registro ou qualquer tipo de regularização junto à agência. Além disso, a empresa responsável, FB Manipulação Ltda., não tem autorização para fabricar medicamentos. Por isso, a proibição se estende também a qualquer pessoa física ou jurídica, inclusive veículos de comunicação, que venham a divulgar ou vender o produto.

O órgão destacou que, de acordo com a legislação vigente, medicamentos só podem ser vendidos por farmácias e drogarias, e devem obrigatoriamente ter registro na agência. O registro é a garantia de que o produto foi avaliado quanto à sua eficácia, segurança e qualidade.

A tadalafila, substância presente no Metbala, é um medicamento sujeito à prescrição médica. Seu uso deve ser feito apenas com orientação profissional, após análise das condições específicas de cada paciente.

A agência também alertou para os riscos da automedicação.

“Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos”, afirmou em comunicado. Além disso, a divulgação de medicamentos irregulares configura infração sanitária e pode levar à aplicação de multas e outras penalidades.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x