Militares são afastados após ordem de evacuação indevida no RS

O Exército brasileiro afastou, neste domingo (26/5), os militares que instruíram erroneamente a população do bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul, a evacuar a área devido a uma informação falsa sobre o rompimento de um dique na cidade da Região Metropolitana.

Apesar da informação incorreta, os moradores de Canoas foram orientados pelos militares a deixarem a região imediatamente, por temor de um possível rompimento do dique e consequente inundação do bairro. No entanto, o dique permaneceu intacto.


O Exército emitiu uma nota pedindo desculpas pelo transtorno causado. “Militares que atuavam no bairro Mathias Velho receberam, sem confirmação, a notícia de que um dique havia se rompido e, imediatamente, comunicaram erroneamente aos moradores sobre a necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco”.

“Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação”, acrescentou o Exército.

A Prefeitura de Canoas também desmentiu o rompimento do dique, conforme publicado pelo portal G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *