O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com lideranças e organizações do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu na última segunda-feira (13/3), Dino teve acesso aos dados da sétima edição do Boletim Direito à Segurança Pública da Maré e ouviu relatos sobre os impactos da violência armada na região.
Durante a reunião, o ministro recebeu uma carta com reivindicações das entidades presentes, dentre elas a demanda de que as recomendações e determinações do Supremo Tribunal Federal sobre a realizações de ações policiais em comunidades sejam cumpridas.
Segundo Flávio Dino, a visita faz parte de um “processo de escuta”. Ele reforçou a importância de um estudo produzido por pessoas que vivem essa realidade.
A visita foi acompanhada por Tadeu Alencar, secretário Nacional de Segurança Pública; Tamires Sampaio, coordenadora nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Também estiveram presentes Marivaldo Pereira, secretário de Acesso à Justiça; e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A organização do encontro contou com o apoio da Open Society Foundations, organização filantrópica que apoia iniciativas da sociedade civil em diversos países.