Ministro da Justiça, Lewandowski entrega a Lula carta de demissão

Após quase dois anos à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski formalizou sua saída do governo. Nesta quinta-feira (8), o ministro entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a carta de demissão do cargo.


Lewandowski, que assumiu a pasta em fevereiro de 2024, logo após se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF), deve deixar oficialmente o ministério ainda nesta quinta. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (9).

De acordo com informações divulgadas por diversos veículos de comunicação, o ministro já havia comunicado a auxiliares, em dezembro, a intenção de antecipar sua saída do governo. Desde o começo desta semana, ele vinha esvaziando o gabinete no Palácio da Justiça e retirando seus pertences pessoais.

Apesar de o ministro já ter formalizado sua demissão, o governo ainda não havia anunciado o nome do sucessor até o início desta tarde. A tendência é que o secretário-executivo da pasta, Manoel Almeida, assuma o comando de forma interina.

Lewandowski deixa o ministério sem conseguir avançar no Congresso com a PEC da Segurança Pública, considerada a principal proposta do governo Lula para o setor. O texto previa ampliar a participação da União no enfrentamento ao crime organizado, mas perdeu força durante a tramitação parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *