Ministro de Lula reage a possível sanção dos EUA contra Moraes

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) do governo Lula, Jorge Messias, reagiu à fala do secretário de Estado americano, Marco Rubio, de que há “grande possibilidade” de a gestão Donald Trump aplicar sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes.


Sem citar a fala do secretário de Trump, cujo cargo equivale ao de chanceler no Brasil, o ministro de Lula afirmou que o Brasil respeita a soberania das nações, mas ponderou que a boa convivência entre os países “pressupõe reciprocidade” entre eles.

“No Brasil, valorizamos e nos orgulhamos do princípio da separação dos Poderes. A magistratura nacional independente é um dos pilares fundamentais do Estado de Direito. A democracia não pode existir sem a independência entre os Poderes. Respeitamos a soberania de todas as nações, e a boa convivência pressupõe a reciprocidade”, afirmou o chefe da AGU.

O ministro do governo Lula disse ainda que a “histórica relação de parceria, amizade e benefícios mútuos entre entre países amigos e democráticos deve sempre servir como um farol, orientando as decisões tomadas pelas autoridades constituídas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x