Ministro de Minas e Energia afirma que horário de verão não é necessário em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14/10) que não será necessário adotar o horário de verão no Brasil neste ano. O ministro ressaltou que a decisão foi baseada em avaliações do comitê de monitoramento do setor elétrico, que concluiu que a medida é dispensável.


A declaração de Silveira foi dada durante o programa Bom Dia, Ministro, onde ele garantiu a segurança energética do país:

“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, afirmou o ministro.

Silveira reforçou que a decisão tem embasamento técnico e que o governo estaria disposto a retomar a prática se fosse preciso.

“Nós estamos completamente seguros que nós não precisamos do horário de verão esse ano […] Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”, completou Silveira.

O esclarecimento feito pelo ministro e pelo Ministério de Minas e Energia visa desmentir rumores recentes sobre o possível retorno da medida, que está suspensa desde 2019 e consiste em adiantar os relógios em uma hora.

De acordo com o governo, o horário de verão tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, “aproveitando melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”. Apesar da decisão negativa para este ano, o governo informou que continuará a avaliar periodicamente a adoção da medida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *