O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou a Nova Iorque, em meio à crise entre Brasil e Estados Unidos. A visita acontece a cinco dias da entrada em vigor das tarifas de 50% impostas por Donald Trump a produtos brasileiros.
Vieira participa de uma reunião na sede da ONU nesta segunda-feira (28) sobre a questão palestina, mas sua ida ocorre em um momento delicado, com tentativa de reaproximação do governo brasileiro junto à Casa Branca. O ministro ficará nos EUA até a próxima terça (29).
Na semana passada, ele enviou um emissário a Washington DC para avaliar se havia abertura do governo americano para negociações diretas sobre o tema das tarifas. A disposição brasileira para diálogo foi comunicada, mas ainda não houve resposta formal dos EUA.
O Itamaraty sinalizou que está disposto a conversar com qualquer representante indicado por Trump sobre temas comerciais, mas deixou claro que o Brasil não discutirá o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O governo Trump tem condicionado o diálogo à suspensão do caso em que Bolsonaro responde por tentativa de golpe. Trump tem repetido que o ex-presidente brasileiro é alvo de uma “caça às bruxas”. As informações são do UOL.