Moraes autoriza Arthur Lira a visitar Bolsonaro antes de julgamento no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta segunda-feira (1°) a visita do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. A autorização ocorre um dia antes do início do julgamento da suposta trama de golpe envolvendo Bolsonaro e outros réus.

O pedido de visita de Lira foi protocolado instantes antes da decisão. Segundo as regras do STF, todas as visitas a Bolsonaro precisam de autorização da Corte, exceto as realizadas por advogados, filhos, netos e cunhadas do ex-presidente. A autorização de Moraes permite que a visita de Lira ocorra ainda hoje, até as 18h.

Mais cedo, Bolsonaro recebeu a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Diferentemente de Lira, ela não teve o carro revistado pela Polícia Penal do Distrito Federal ao deixar a residência, contrariando determinação de Moraes.

O ministro ressaltou que, assim como todas as demais visitas autorizadas, o carro de Lira será revistado ao sair da casa do ex-presidente. No último sábado, Moraes reforçou o monitoramento da prisão domiciliar, aumentando a presença policial na área externa e determinando a vistoria do interior e do porta-malas de veículos que saíssem do local.

Até o momento, apenas um pedido de visita foi negado: o do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), alvo de um inquérito sigiloso em andamento no STF relacionado a investigações envolvendo Bolsonaro.

Arthur Lira mantém forte influência sobre membros do Congresso Nacional e é um dos principais articuladores políticos do Centrão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *