O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou a entrega dos celulares do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
A decisão, divulgada na última quarta-feira (8/2), também contempla o ex-deputado federal e presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e outros 2 investigados pela PF.
A liberação para a devolução dos aparelhos se deu depois do delegado Raphael Soares Astini encaminhar ofício à Corte. No documento é informado que o Instituto Nacional Criminalístico da PF já teria extraído os dados necessários para investigações sobre os atos do dia 8 de Janeiro, em Brasília.
Astini declarou que os celulares “não mais interessam à presente investigação” e pediu que eles fossem entregues aos investigados.
Moraes avaliou a justificativa apresentada pelo investigador da PF. Em sua decisão, o ministro destacou que, para a PF, depois da perícia, não há mais “interesse probatório em sua manutenção [dos celulares] nos autos” e autorizou a devolução.
Assim, além de Ibaneis e Valdemar, Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-executivo da SSP-DF e da ex-subsecretária de Inteligência da SSP-DF, Marília Ferreira Alencar, terão seus celulares devolvidos.