O senador Izalci Lucas (PL-DF) foi autorizado por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a visitar Silvinei Vasques, que foi chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o governo Bolsonaro, na prisão. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do político. De acordo com a nota, Damares Alves (Republicanos-DF) também está entre os senadores que visitarão o detento que está no Complexo Penitenciário da Papuda.
“Os senadores estiveram no STF, na tarde desta quarta-feira (19/6) para cobrar da Corte uma resposta ao ofício – enviado em novembro do ano passado – solicitando autorização para visitarem o ex-chefe da PRF no complexo penitenciário Papuda. O ministro Alexandre de Moraes os atendeu e autorizou a visita”, afirma a nota de Izalci Lucas.
O ofício enviado no ano passado foi assinado por 17 senadores. Os políticos alegam que o encontro é solicitado por razões humanitárias, considerando o período que ele ficou sem ter recebido visitas. Vasques foi preso em 9 de agosto de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina, por suspeita de tentar interferir no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Posteriormente, o ex-chefe da PRF foi encaminhado às prisões do Distrito Federal.