O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à revista The New Yorker que não vê possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) voltar ao poder, devido às condenações que o tornaram inelegível até 2030.
Moraes é o relator dos inquéritos relacionados aos atos golpistas de 8 de Janeiro e às investigações sobre tentativa de subversão eleitoral após as eleições de 2022. Ele foi perfilado pelo jornalista norte-americano Jon Lee Anderson na edição publicada na segunda-feira (7).
“Bolsonaro tem duas condenações do TSE. Ambas já foram apeladas e estão agora no Supremo. Apenas o STF poderia revertê-las — e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, disse Moraes.
Possibilidade de sucessão com Michelle ou filhos
Moraes afirmou que nomes como Michelle Bolsonaro ou um dos filhos do ex-presidente poderiam tentar sucedê-lo politicamente. No entanto, ponderou que nenhum deles possui a mesma influência nas Forças Armadas que o ex-presidente teve.
Bolsonaro é réu por tentativa de golpe
No último dia 26 de março, Bolsonaro se tornou réu no STF, junto a aliados, por envolvimento na tentativa de anular as eleições de 2022 e promover um golpe de Estado. A denúncia foi aceita pela Primeira Turma da Corte após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Moraes também rejeitou a tese de perseguição política propagada por Bolsonaro e aliados:
“Toda a narrativa de perseguição entrou em colapso. Não foi apenas a Polícia Federal que acusou — o próprio procurador-geral prestou a queixa”, declarou.
*Informação Brado Jornal