Moraes viaja de FAB, enquanto Fachin usa voo comercial

No começo de novembro, dois ministros do Supremo Tribunal Federal viajaram para Florianópolis para participar do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Alexandre de Moraes usou um avião da FAB, enquanto o presidente do STF, Edson Fachin, escolheu um voo comercial.

O evento ocorreu nos dias 1º e 2 de novembro e foi organizado pelo Conselho Nacional de Justiça, presidido por Fachin. O encontro definiu metas do Judiciário para 2026.


Segundo dados da Aeronáutica, Moraes partiu de São Paulo no dia 1º de novembro, às 13h55, em uma aeronave da FAB com apenas três passageiros. O avião pousou em Florianópolis às 14h50.

Moraes participou do encontro na manhã do dia 2, quando presidiu um painel sobre as perspectivas do CNJ. O grupo incluía juízes, desembargadores e ministros que atuam como conselheiros do órgão.

O ministro deixou Santa Catarina no mesmo dia. O voo oficial decolou às 19h e pousou em Brasília às 21h, desta vez com dez passageiros.


Fachin, apesar de ter direito a avião da FAB por ser presidente do STF, optou por viajar em voo comercial. Já Moraes precisou solicitar o uso da aeronave ao Ministério da Defesa, como prevê o decreto que permite a autorização para outras autoridades.

Com ameaças recebidas nos últimos anos, Moraes tem usado com frequência aviões da FAB para viagens oficiais. As informações são de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *