O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Richard B. Cheney, morreu na noite de segunda-feira, 3 de novembro de 2025, aos 84 anos. A informação foi confirmada em um comunicado divulgado por sua família na madrugada desta terça-feira (4).
Cheney, que serviu dois mandatos como o 46º vice-presidente do país sob a gestão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), morreu “devido a complicações de pneumonia e doença cardíaca e vascular”, detalhou a nota familiar.
Segundo o comunicado, o ex-vice-presidente estava acompanhado por sua família no momento de seu falecimento:
“Sua amada esposa por 61 anos, Lynne, suas filhas, Liz e Mary, e outros membros da família estavam com ele enquanto ele partia.”
A família Cheney prestou uma homenagem ao político, destacando seu legado pessoal e público: “Dick Cheney foi um homem grande e bom que ensinou seus filhos e netos a amar nosso país, e a viver vidas de coragem, honra, amor, bondade e pesca com mosca.”
“Somos gratos imensuravelmente por tudo o que Dick Cheney fez por nosso país. E somos abençoados imensuravelmente por termos amado e sido amados por este nobre gigante de homem”, concluiu a declaração.
Antes de se tornar vice-presidente, Dick Cheney, que era ex-parlamentar pelo Wyoming e ex-Secretário de Defesa, teve uma longa carreira em Washington. Ele foi amplamente considerado um dos principais arquitetos da Guerra do Iraque, sendo responsável por influenciar a decisão do Presidente Bush de invadir o país do Oriente Médio em 2003.
Seu período na Casa Branca foi marcado por uma atuação de grande poder e influência na política externa e doméstica americana.