A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na noite de terça-feira (18) causou a morte de mais uma motorista de aplicativo. Janaina de Souza Maia, de 47 anos, foi encontrada morta dentro do próprio carro submerso na Avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, Zona Norte da cidade. Este é o segundo caso de morte de motorista de aplicativo em condições semelhantes em menos de 20 dias.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Janaina foi resgatada por uma bombeira civil por volta das 22h40, que tentou reanimá-la sem sucesso. O óbito foi constatado no local. A Zona Norte foi uma das áreas mais afetadas pela chuva, que causou alagamentos e enchentes em diversas vias.
A Secretaria de Subprefeituras da gestão Ricardo Nunes (MDB) informou que está investigando as causas da falha na drenagem na região. Segundo a pasta, a rede de drenagem superficial estava limpa, mas técnicos municipais avaliarão as estruturas subterrâneas da Avenida Edgar Facó nesta quarta-feira (19).
Em nota, a prefeitura lamentou a morte da motorista e atribuiu a tragédia à intensidade do temporal. “A Zona Norte da capital passou por uma tempestade de quase 70 mm de água, em menos de 2 horas, além de picos de até 46,7km/h de rajada de vento. O volume médio da chuva desta terça-feira, equivale a 11,7% da média esperada para o mês todo de fevereiro”, diz trecho da nota. A prefeitura também informou que a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá realizou recentemente a limpeza de bocas de lobo na avenida onde a motorista morreu.
No início do mês, outro motorista de aplicativo morreu em situação semelhante na Vila Prudente, Zona Leste. A vítima de 50 anos chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu. Janaina é a 19ª vítima das chuvas de verão no estado desde dezembro, segundo dados da Defesa Civil.
Motorista de aplicativo morre afogada em carro durante temporal em São Paulo
