Motta anuncia que PL da isenção do IR será votado na próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta terça-feira (23/9), que o projeto de lei (PL) que trata da ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil será votado na próxima semana. A decisão se dá depois de Motta se reunir com líderes partidários e o ex-presidente da Casa e relator do texto, Arthur Lira (PP-AL).


“A Câmara dos Deputados votará na próxima semana o projeto de isenção do imposto de renda (PL 1087/25), sob relatoria do deputado Arthur Lira. O parlamentar apresentou hoje seu relatório ao Colégio de Líderes. Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil”, declarou o presidente da Câmara na rede social X.

A decisão de pautar a ampliação do Imposto de Renda (IR) na próxima semana se dá dois dias depois das manifestações pelo país contra a anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, aprovada com amplo apoio na Câmara.

Mais cedo, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi ao encontro de Motta em busca de destravar a pauta do IR, que é uma das principais apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pavimentar sua reeleição.

O anúncio da votação da isenção do IR também se dá no momento em que o Senado ameaça avançar com um texto alternativo de isenção do Imposto de Renda. O texto é relatado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), inimigo político de Lira em Alagoas.

O requerimento de urgência do projeto que trata da isenção do IR foi aprovado em 21 de agosto. O principal impasse no projeto está na forma de compensação, atualmente prevista pelo aumento de impostos sobre os chamados super-ricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *