O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), participou nesta quarta-feira (22) de um culto da Frente Parlamentar Evangélica e foi visto rindo de uma música cantada pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que defendia a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Motta estava ao lado do líder da bancada, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP).
Crivella apresentou a canção em tom de louvor, acompanhada por outros parlamentares e cantores que participaram do culto. O refrão dizia: “Batom na estátua não apaga a esperança”.
A música cita personagens ligados à invasão dos Três Poderes, como “Débora do batom”, um vendedor de algodão-doce e uma idosa “com a Bíblia na mão”.
Dias antes, Crivella lançou o videoclipe da canção, publicado no canal no YouTube, intercalando imagens de manifestações com a do parlamentar cantando em estúdio, além de manifestações que aconteceram pelo país pedindo anistia.
Motta tem sido contrário ao projeto de anistia dos presos do 8 de janeiro e articulou com a base do governo para que o projeto passasse a ser sobre redução de penas, mesmo não sendo esta uma atribuição do Poder Legislativo. Em contrapartida, a oposição segue defendendo a anistia ampla, total e irrestrita a todos os envolvidos no suposto plano de golpe de Estado.