Segundo a plataforma de música Spotify, no dia 25 de março, a música da cantora Anitta “Envolver“, chegou ao 1° lugar no Top Global da plataforma. Apesar do sucesso da cantora carioca, os seus fãs manipularam o algoritmo.

Contudo, “Envolver” reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes (4,1 milhões vindo apenas do Brasil), contou com a ajuda de fãs da cantora engajados nas redes sociais, que ajudaram a manipular o algoritmo da plataforma musical para levar a música “Envolver” para o topo da playlist. Os dados são do Rest of World, que conversou com especialistas da indústria para analisar o fenômeno de Anitta.
No dia 14 de março, a conta oficial de fã de Anitta no Twitter , QG da Anitta, retweetou a postagem de outra conta de fã incentivando as pessoas a aumentar a popularidade de Anitta montando playlists com sua música e lembrando-as de “usar contas diferentes no Spotify e lembrar de trocar de conta após 20 córregos.” No dia seguinte, essa conta oficial criou um sorteio de assinaturas do Spotify Premium para usuários que enviaram capturas de tela usando o Spotify para transmitir “Envolver”.
Trecho do relatório divulgado pela Rest of World
O site Rest of World, contou com mais de 100 playlists no Spotify intituladas com nomes como Envolver #1, Stream Envolver, Envolver stream party e Envolver 20x. A maioria deles declarou explicitamente em suas descrições que seu objetivo é aumentar os números de streaming do Envolver. “Toque apenas uma vez por dia, não deixe ao acaso e aumente o volume”, diz uma das descrições.
Apesar das possíveis violações dos termos e condições, o Spotify se recusou a comentar sobre o assunto.
* Informações do Rest of World