Em sua estreia no governo Donald Trump, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), sob o comando de Elon Musk, tirou do ar nesta segunda-feira, 20, o site de uma agência pró-diversidade.
Assim, o site do Conselho Executivo de Diretores-Chefes de Diversidade amanheceu informando o “erro 404”. Isto é, página não encontrada. O grupo tem como suposto objetivo promover principalmente práticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade. Além disso, seu papel era aconselhar outras agências governamentais dos EUA sobre como implementar essas práticas.
Musk: corte de gastos desnecessários
Em seu primeiro movimento, o DOGE escreveu “progresso” em publicação no Twitter/X. Nela havia dois prints na página inicial do site do Conselho de Diversidade. Um dizia “antes 19 de janeiro de 2025” em vermelho. O outro, fora do ar, dizia em verde: “DELETADO 20 de janeiro de 2025”.
O presidente Donald Trump prometeu em seu discurso de posse nesta segunda-feira a extinção de programas de diversidade nos EUA. O DOGE é uma ideia de Trump depois de o bilionário Musk afirmar ser capaz de cortar bilhões de dólares de gastos desnecessários.