Netanyahu indica Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta terça-feira (7) que indicou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Prêmio Nobel da Paz.

Netanyahu entregou a Trump a carta de indicação durante um jantar na Casa Branca, no qual ambos discutiram a proposta americana de um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza.


O primeiro-ministro elogiou os esforços de Trump para promover a paz “em muitos países, mas especialmente no Oriente Médio”.

– É bem merecido e você deveria recebê-lo – afirmou Netanyahu em referência ao Nobel.

O anúncio pegou Trump de surpresa, que agradeceu o gesto dizendo:

– Vindo de você, é muito significativo.

Trump já havia recebido outras duas indicações para o Nobel da Paz de 2025: primeiro pelo governo do Paquistão, em 21 de junho, em reconhecimento à trégua que impulsionou entre o pais islâmico e a Índia, e posteriormente pelo congressista americano Buddy Carter, que enviou uma carta ao comitê do prêmio na terça-feira passada.

De acordo com os estatutos do Comitê Nobel, podem apresentar candidaturas os membros de assembleias nacionais e os governos de Estados soberanos.

Trump, que atua para conseguir pôr fim à guerra na Ucrânia, expressou em várias ocasiões o desejo de receber o Nobel da Paz, assegurando que o merece tanto ou mais que Barack Obama, ganhador em 2009.

Ele citou como exemplos a mediação de seu governo nos conflitos entre Israel e Irã; Índia e Paquistão; República Democrática do Congo e Ruanda; e Egito e Etiópia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *