A cúpula de presidentes da América do Sul, que o governo brasileiro promoverá no dia 30 de maio, em Brasília, já tem a sinalização de presença de dez líderes estrangeiros, incluindo o venezuelano Nicolás Maduro. Informações CNN Brasil.
A Venezuela já informou que Nicolás Maduro pretende ir a Brasília. O Itamaraty agora está empenhado em garantir que o venezuelano não tenha imprevistos com o abastecimento de sua aeronave presidencial.
Por causa das sanções econômicas dos Estados Unidos à Venezuela, Maduro cancelou sua viagem ao Brasil para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro.
Na ocasião, para evitar qualquer tipo de penalidade das autoridades americanas, a Vibra (dona da antiga BR Distribuidora) não assegurou o fornecimento de combustível.
De acordo com nota divulgada recentemente pelo Itamaraty, o objetivo da reunião é “promover um diálogo franco entre todos, com vistas a identificar denominadores comuns, discutir perspectivas para a região e reativar a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave”.