Nigéria decreta estado de emergência e ordena recrutamento militar

O presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, declarou, nesta quinta-feira (27/11), estado de emergência e ordenou um recrutamento adicional para as Forças Armadas do país. A medida foi tomada após uma onda de sequestros em massa em escolas nas últimas semanas.


“Hoje, em vista da crescente situação de segurança, decidi declarar estado de emergência nacional e ordenar o recrutamento adicional para as Forças Armadas. Por meio desta declaração, a polícia e o exército estão autorizados a recrutar mais pessoal”, declarou Bola na rede social X.
Ainda segundo ele, “as autoridades policiais estão, por meio desta declaração, autorizadas a utilizar diversos acampamentos do Serviço Nacional da Juventude como centros de treinamento”.

Nas últimas semanas, a Nigéria enfrentou uma sequência de ataques nos estados de Kebbi, Borno, Zamfara, Níger, Yobe e Kwara, onde dezenas de civis, incluindo estudantes, foram mortos e sequestrados.

Homens armados sequestraram dezenas de estudantes em Kebbi, 315 alunos e professores de uma escola católica no estado do Níger e 13 jovens mulheres.

O presidente afirmou que autorizou os guardas florestais “já treinados para combater os terroristas e bandidos que se escondem em nossas florestas”.

“Não haverá mais esconderijos para agentes do mal. Meus compatriotas nigerianos, esta é uma emergência nacional e estamos respondendo com o envio de mais tropas para o terreno, especialmente em áreas com problemas de segurança”, relatou Bola.
Ele acrescentou que continuará os esforços para resgatar os demais estudantes da escola católica no estado do Níger e outros nigerianos que ainda permanecem como reféns.


Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *