Nikolas exige afastamento de assessor ligado a protesto no Itaú

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta quinta-feira (3.jul.2025), que solicitará a exoneração de Felipe Vono, assessor da deputada estadual Ediane Maria (Psol-SP), por suposto “desvio de função ou improbidade”. Ele também pedirá uma investigação ao Ministério Público. Vono, que recebe R$ 10.267,51 mensais como funcionário da Assembleia Legislativa de São Paulo, participou de uma manifestação da Frente Povo Sem Medo na sede do Itaú BBA, na avenida Faria Lima, em São Paulo, na manhã do mesmo dia.

Integrante do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Vono esteve no ato durante seu horário de trabalho. Manifestantes invadiram o saguão do edifício, considerado o mais caro do país, exibindo cartazes e defendendo a maior taxação de super-ricos. “O prédio é o mais caro do país“, afirmou Vono, justificando que a ocupação buscava visibilidade para a causa. Segundo ele, não há conflito entre sua atuação como assessor e a participação no protesto. Após a chegada da Polícia Militar, os ativistas deixaram o local.

Nikolas criticou a conduta de Vono: “Pedirei o imediato afastamento do senhor Felipe Vono, agente público, lotado no gabinete de uma deputada da Assembleia Legislativa de São Paulo do PSOL, e solicitarei investigação junto ao Ministério Público para averiguar possível desvio de função ou improbidade.”

A deputada Ediane Maria, por meio de sua assessoria, defendeu o assessor, afirmando que Vono participou da manifestação na qualidade de advogado, com o objetivo de garantir a natureza pacífica do ato, o que seria compatível com suas funções parlamentares.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *