Nesta quarta-feira (5), o deputado André Janones (Avante-MG) partiu para cima do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ao final da sessão na Câmara. A confusão foi transmitida por uma live no perfil do influenciador Pablo Marçal, no Instagram.
Por meio das redes sociais, Nikolas destacou que Janones provoca e “chama pra briga”.
– Janones me xingou, xingou minha família e minha honra. Janones provoca, chama pra briga e quer que a gente fique calmo? Ninguém é de ferro – escreveu Ferreira, na rede social X.
Mais cedo, o processo movido contra Janones pela prática de “rachadinha” foi arquivado pelo colegiado. Durante sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, nesta quarta, Nikolas abriu seu discurso apontando que Janones é o “maior divulgador de mentiras do Brasil”.
Ainda na sessão, Nikolas disparou que Janones o acusa de homofobia e fascismo, mas não tem condições de apontar rachadinha. Todas as afirmações foram feitas diante do próprio Janones, que é suspeito de ter cobrado de seus assessores uma devolutiva do salário para pagar despesas pessoais, prática conhecida como “rachadinha”. Durante uma conversa com seus assessores, na Câmara, em 5 de fevereiro de 2019, o deputado do partido Avante afirmou que alguns funcionários receberiam salários maiores e devolveriam parte desse dinheiro para que ele pudesse arcar com os custos da corrida eleitoral para prefeito.
– Eu perdi R$ 675 mil na campanha – afirmou o parlamentar na gravação feita por um ex-funcionário.
Recentemente, ao se defender na Câmara, o parlamentar mineiro afirmou que o áudio se refere a uma conversa com apoiadores e não assessores. Ele disse que esse grupo fazia “contribuições espontâneas” para sua campanha.