Nikolas vai acionar MP contra desfile da Acadêmicos de Niterói

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira (18) que protocolará uma representação no Ministério Público do Rio de Janeiro contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói. A agremiação, que desfilou no último domingo (15) na Sapucaí, representou evangélicos em fantasias de latas de conserva em uma das alas do enredo que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Em uma nota enviada à imprensa, Nikolas afirmou que a postura da escola de samba “ultrapassou o limite da crítica política e entrou no terreno perigoso do preconceito religioso”.

– A Constituição garante liberdade religiosa. A Lei 7.716/89 pune atos de discriminação por motivo de religião. Por isso, protocolarei representação no Ministério Público do RJ contra o presidente da escola de samba, na condição de autor intelectual do desfile, para que os fatos sejam apurados com o rigor da lei. Carnaval é cultura. Fé é direito fundamental. Já a intolerância religiosa é crime – escreveu o político.

SOBRE O DESFILE
A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Lula (PT) no carnaval do Rio de Janeiro no último domingo, apresentou uma ala chamada “Neoconservadores em conserva”, com fantasias em formato de lata de conserva, em tom de sátira.

A ala de número 22 [mesmo número de urna do Partido Liberal], foi pensada para retratar os chamados “neoconservadores” como um grupo que se posiciona contra Lula e defende pautas como privatizações e mudanças nas regras de trabalho.


Na descrição da escola, a fantasia usou uma lata como símbolo da família tradicional, descrita como composta apenas por homem, mulher e filhos.

Além disso, cada componente teve personagens na cabeça para representar diferentes setores ligados ao tal neoconservadorismo, como um fazendeiro, uma mulher rica, defensores do regime militar e evangélicos.

Ainda de acordo com o texto, esses grupos formariam um bloco no Congresso Nacional com pautas como flexibilização do porte de armas, exaltação militar, interesses do agronegócio e valores ligados à família tradicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *