Depois de um período de clima seco e ensolarado, a região metropolitana de São Paulo enfrenta uma mudança significativa no tempo nesta terça-feira, 12.
A chegada de uma nova frente fria deve alterar as condições climáticas, trazendo chuvas generalizadas e uma queda nas temperaturas.
Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia começa ensolarado, com temperaturas subindo rapidamente, variando de 17°C a 29°C.
No entanto, com o avanço da frente fria, espera-se que, entre o fim da tarde e o início da noite, haja aumento de nebulosidade e rajadas moderadas de vento, favorecendo pancadas de chuva isoladas, de leve a moderada intensidade. Esse padrão deve se manter nos dias seguintes.
Previsão do tempo para São Paulo
Na quarta-feira (13/11), a frente fria estará no mar, próxima ao litoral paulista, mantendo o tempo nublado e chuvoso. As temperaturas máximas não devem ultrapassar 20°C, enquanto as mínimas ficam em torno dos 15°C à noite.
A continuidade das chuvas, de moderada a forte intensidade, aumenta o risco de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Essa previsão do CGE foi confirmada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que considera moderado o risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos na região metropolitana e municípios vizinhos nesta transição de terça para quarta-feira.
O litoral sul paulista também apresenta risco moderado para as mesmas intempéries, com deslizamentos de terra sendo uma preocupação especial.
Influência do ciclone extratropical
De acordo com o Climatempo, essa frente fria está associada a um ciclone extratropical que se formou em alto-mar, distante da costa brasileira. A influência desse fenômeno deve ser mais intensa na região Sul do país, onde pode provocar temporais e uma queda acentuada nas temperaturas.
Em São Paulo, os dados do CGE mostram que, até o momento, novembro acumulou 112,6 mm de chuva na capital, representando 83% dos 135,7 mm esperados para todo o mês.
Nas regiões da Baixada Santista e no litoral norte do Estado, a previsão é de chuva já a partir do início da tarde, devido à maior proximidade com a frente fria. Nessas áreas, os ventos não devem ser fortes, e o calor pode atingir 31°C.
No interior, a tendência é de tempo seco nesta terça. Contudo, na quarta-feira, é esperado que algumas regiões, como Campinas e Ribeirão Preto, registrem chuvas breves. A situação pode se agravar a partir de sexta-feira, 15, quando o volume de precipitação deve aumentar em todas as regiões do Estado.