O partido Novo quer ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na Câmara dos Deputados. A bancada da sigla pretende convocar o chanceler para prestar esclarecimentos sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar, em Buenos Aires, por corrupção.
O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 3, durante viagem oficial de Lula à Cúpula do Mercosul. A Justiça argentina condenou Cristina a seis anos de prisão por desvio de verbas públicas. Ainda assim, Lula visitou a residência onde ela cumpre pena e publicou uma declaração de apoio.
“Além de prestar minha solidariedade a ela por tudo que tem vivido, desejei toda a força para seguir lutando com a mesma firmeza que tem sido a marca de sua trajetória na vida e na política”, escreveu o petista em sua conta no X.
A reação veio nas redes sociais. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) classificou a visita como uma “cuspida na cara do povo brasileiro” e criticou o que chamou de “turnê da impunidade” promovida pelo governo petista.
Van Hattem também citou outro episódio que envolveu críticas internacionais ao governo brasileiro: o uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira para transportar a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, acusada de corrupção no país vizinho.
Na mesma visita à Argentina, Lula se encontrou com Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980. O petista posou ao lado do arquiteto segurando uma placa com os dizeres “Cristina Libre”.
A oposição considera o gesto um aceno simbólico a figuras políticas condenadas, em contraste com o discurso institucional de combate à corrupção.
Como resultado, a convocação de Mauro Vieira deve ser formalizada nos próximos dias. No entanto, ainda depende de aprovação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.