Empresas, instituições e serviços ao redor do mundo são afetadas e relatam problemas de TI Bancos, supermercados e outras grandes instituições relataram problemas em computadores, interrompendo serviços, com algumas companhias aéreas alertando sobre atrasos e alguns aeroportos suspendendo ou cancelando voos.
A causa da interrupção ainda está sendo investigada, mas parece estar afetando computadores com Windows globalmente. Problemas foram relatados em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Índia.
Segundo a rede de TV norte-americana ABC, voos da American Airlines, United e Delta acabaram suspensos.
A empresa de segurança de TI Crowdstrike publicou uma mensagem telefônica gravada nesta sexta-feira (19/7) informando que estava ciente de relatos de travamentos no sistema operacional Windows da Microsoft relacionados ao sensor Falcon.
“Obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. A Crowdstrike está ciente de relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon”, dizia uma mensagem pré-gravada.
Serviços afetados
No Reino Unido, consultórios de médicos de clínica geral disseram que não conseguem acessar registros de pacientes ou marcar consultas. A Sky News ficou fora do ar por algumas horas, mas retomou a transmissão, enquanto a maior empresa ferroviária da Grã-Bretanha alertou os passageiros para esperarem interrupções devido a “problemas generalizados de TI”.
As companhias aéreas também foram afetadas, com voos em companhias aéreas dos EUA, incluindo American Airlines, Delta Airlines e United Airlines sendo cancelados. Aeroportos na Alemanha e Espanha também relataram problemas.
Segundo uma fonte da agência de notícia Reuters, os scanners de embarque automatizados no aeroporto de Edimburgo, na Escócia, ficaram off-line. O aeroporto estava verificando os cartões de embarque manualmente, segundo a testemunha.
O aeroporto Schiphol, de Amsterdã, informou: “Atualmente, há uma falha global no sistema. Essa interrupção também tem impacto nos voos de e para Schiphol. O impacto agora está sendo mapeado.” O aeroporto de Brandemburgo, em Berlim, explixou que, “devido a uma falha técnica, haverá atrasos no check-in”.
De acordo com o serviço da polícia estadual do Alasca, nos Estados Unidos, ss linhas de emergência 911 caíram “devido a uma interrupção nacional relacionada à tecnologia, muitos call centers 911 e não emergenciais não estão funcionando corretamente em todo o estado do Alasca”.
No Reino Unido, os serviços ferroviários Southern, Thameslink, Gatwick Express e Great Northern — todas as quatro marcas da Govia Thameslink Railway — estavam enfrentando problemas generalizados de TI.
A London Stock Exchange está entre as empresas atingidas pelo apagão cibernético. Em uma declaração, informou que “o serviço de notícias RNS está atualmente enfrentando um problema técnico global de terceiros, impedindo que as notícias sejam publicadas em www.londonstockexchange.com. As equipes técnicas estão trabalhando para restaurar o serviço. Outras atividades em todo o grupo, incluindo a London Stock Exchange, continuam operando normalmente.”
Emissoras de TV e rádio foram afetadas, e a SkyNews não conseguiu transmitir ao vivo nesta manhã (19/7). David Rhodes, presidente executivo do SkyNews Group, explicou no X: “A Sky News não conseguiu transmitir TV ao vivo esta manhã, atualmente dizendo aos espectadores que pedimos desculpas pela interrupção. Grande parte do nosso noticiário ainda está disponível online, e estamos trabalhando duro para restaurar todos os serviços”.
O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que monitora a situação, e não foi afetado. Separadamente, outras autoridades do governo do Reino Unido estão indicando que não estão tratando isso como um ataque cibernético de estados hostis ou criminosos.