Movimentos sociais, entidades de classe e organizações de direitos humanos se reúnem na sexta-feira 25, no Largo de São Francisco, em São Paulo, para promover um ato em defesa da soberania nacional diante de pressões externas recentes.
Entre os participantes confirmados estão a OAB de São Paulo, UNE, Instituto Vladimir Herzog, grupo Prerrogativas, além da ABI, Comissão Arns, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Fórum das Centrais Sindicais, IBCRIM e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Reação às pressões dos Estados Unidos
O evento responde às ameaças de aumento de tarifas feitas por Donald Trump e ao anúncio sobre revogação de vistos para ministros do STF nos Estados Unidos. O objetivo é demonstrar apoio ao Judiciário e ao Ministério Público, ambos atingidos por ações do governo norte-americano, além de criticar ingerências em assuntos internos do Brasil.
A manifestação busca inspiração em um ato ocorrido no mesmo local em agosto de 2022, durante o período eleitoral, quando organizações se mobilizaram pela democracia em meio a temores de ruptura institucional com a possível reeleição de Jair Bolsonaro (PL-RJ).
Desta vez, os organizadores não esperam reunir o mesmo público que ocupou o pátio e arredores da faculdade em 2022. O encontro acontecerá no salão nobre da instituição e marca o início de uma nova mobilização em prol da defesa da soberania nacional