O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama parabenizou, nesta sexta-feira (10/10), a líder opositora venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. Para Obama, a conquista da política é um lembrete da necessidade de “preservar e defender” a democracia em seu próprio país.
O anúncio foi feito pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo. María Corina é uma das principais vozes da oposição democrática ao regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
“Parabéns à nova ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, por sua corajosa luta para levar a democracia à Venezuela”, escreveu Obama na rede X.
O ex-presidente afirmou ainda que o prêmio concedido a Corina “deveria inspirar aqueles que estão comprometidos em lutas semelhantes em todo o mundo”.
Segundo Obama, o Nobel também deve “nos lembrar, àqueles que temos a sorte de viver nos Estados Unidos, que temos uma solene responsabilidade de preservar e defender constantemente nossas próprias tradições democráticas arduamente conquistadas”.