O oitavo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros do Líbano desembarcou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta sexta-feira (25/10). A aeronave KC-30 trouxe 239 passageiros, incluindo 19 crianças de colo, e três pets a bordo. Esse é o maior número de brasileiros repatriados do Líbano em um só voo.
Com o pouso da aeronave, agora a operação chamada de Raízes do Cedro já totaliza 1.638 brasileiros e familiares, além de 19 pets, resgatados da área de conflito no oriente médio desde o dia 2 de outubro.
Quando deixam a aeronave, os brasileiros e familiares contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS (Min. Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal.
Repatriação
Com a escalada da violência no país, durante o conflito entre Israel contra o grupo terrorista Hezbollah, o governo brasileiro autorizou o início da operação de resgate no fim de setembro. O primeiro grupo chegou ao território brasileiro em 6 de outubro, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A repatriação dos brasileiros resulta de um trabalho conjunto entre o Itamaraty em Brasília, Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da FAB.