O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o novo acordo entre Israel e Hamas como um marco de “paz no Oriente Médio” durante uma entrevista ao vivo com o apresentador Sean Hannity, da Fox News, na noite de quarta-feira. “O mundo inteiro se uniu em torno deste acordo”, afirmou Trump.
O presidente americano destacou que a liberação dos reféns capturados pelo Hamas deve ocorrer nos próximos dias. “Os reféns provavelmente serão libertados na segunda-feira”, declarou. “Enquanto falamos, muitos esforços estão sendo feitos para garantir a libertação.”
Ao ser questionado sobre as próximas fases do plano, Trump disse: “Acredito que veremos a reconstrução de Gaza. Estamos formando um conselho, um Conselho de Paz, assim acreditamos que será chamado.” Ele acrescentou que o conselho será “muito poderoso”, sem detalhar como funcionará.
Trump também comentou sobre uma conversa recente com o primeiro-ministro israelense. “Falei com Bibi Netanyahu há pouco e ele disse: ‘Não consigo acreditar, agora todo mundo gosta de mim’”, contou.
“Eu disse: ‘Israel não pode lutar contra o mundo, Bibi, não pode lutar contra o mundo’”, acrescentou.
Apesar do otimismo manifestado por Trump, os detalhes específicos do acordo ainda não estão claros, incluindo o cronograma de retirada das tropas israelenses e se o Hamas será desarmado.