O Papa Francisco sofreu uma queda nesta quinta-feira (15), em sua residência, a Casa Santa Marta, e machucou o braço direito, mas, de acordo com o Vaticano, não sofreu fraturas.
Em um comunicado oficial, o escritório de imprensa da Santa Sé informou que o pontífice de 88 anos “sofreu uma contusão no antebraço direito, sem fratura”. Como medida preventiva, o braço foi imobilizado.
Este não é o primeiro problema de saúde enfrentado pelo papa nos últimos anos. A queda de hoje é a segunda que ele sofre em poucas semanas. No início de dezembro, ele apareceu com um grande hematoma no queixo, resultado de uma queda durante a noite, quando bateu na mesa de cabeceira.
Desde 2022, o Papa Francisco tem utilizado uma cadeira de rodas devido a problemas de mobilidade causados por dores no joelho. Em sua autobiografia recentemente publicada, “Esperança”, ele revelou que sua saúde está boa, mas reconheceu: “A realidade é que sou velho”.
O papa também comentou sobre as dificuldades que enfrentou ao começar a usar a cadeira de rodas: “Foi embaraçoso no começo, mas a velhice nunca chega sozinha, e deve ser aceita como é”. Ele continuou: “A Igreja é governada pela cabeça e pelo coração, não pelas pernas. Faço fisioterapia duas vezes por semana, uso uma bengala, dou o máximo de passos que consigo e sigo em frente”.
- Netanyahu acusa Hamas de querer mudar acordo de trégua
- Delator do PCC executado em aeroporto foi morto por PM da ativa, diz Corregedoria