O papa Francisco continua apresentando melhora em seu estado de saúde, segundo boletim divulgado pelo Vaticano na tarde desta segunda-feira (10/3).
De acordo com uma fonte da Santa Sé, o pontífice não está mais em perigo iminente, mas ainda não há previsão de alta hospitalar. As informações são da RFI, parceira do Metrópoles.
A evolução positiva do quadro clínico foi confirmada por exames de sangue, avaliações médicas e a boa resposta ao tratamento com medicamentos.
Diante do progresso, os médicos decidiram retirar a reserva sobre o prognóstico do papa, o que indica que sua recuperação está bem encaminhada. Antes, essa medida significava que os profissionais de saúde não podiam prever suas chances de recuperação.
Apesar dos sinais favoráveis, uma fonte do Vaticano ressaltou que a situação ainda exige prudência, pois Francisco segue tratando uma pneumonia e seu estado clínico permanece complexo.
O pontífice, de 88 anos, precisará permanecer internado no Hospital Gemelli, onde está desde 14 de fevereiro, por mais alguns dias. Nesta segunda-feira, Francisco participou de uma videoconferência, recebeu a Eucaristia e fez orações na capela privada do hospital.