Papa Francisco faz doação para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul

O papa Francisco enviou uma doação de 100 mil euros (cerca de R$ 546 mil) à população afetada pelas enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul desde o início do mês.


A doação por meio da nunciatura foi confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, à imprensa do Vaticano.

– A ajuda do Pontífice veio através da Caridade Apostólica e pretende ser um gesto concreto especialmente para os numerosos deslocados que perderam suas casas devido à catástrofe. O valor será enviado à Região Sul 3 da Conferência Episcopal Nacional do Brasil, região que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudá-la no que for possível – explicou Spengler.

No último domingo (5), o pontífice já havia manifestado sua solidariedade às pessoas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

De acordo com as autoridades, 437 municípios foram afetados e há ao menos 116 mortes confirmadas e 337.346 pessoas desalojadas.

Dom Spengler relatou que em Porto Alegre “o nível das águas praticamente nunca baixou e nas áreas baixas da cidade as enchentes continuam aumentando” e aplaudiu a generosidade da população.

Explicou que “no sul do estado, quase na fronteira com o Uruguai, enfrentam as consequências das águas que chegam à região”, embora “tiveram tempo para se preparar melhor, então em certo sentido poderia dizer que a situação deles é um pouco melhor, mas choveu muito nessas áreas e isso sem dúvida contribuirá para a situação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *