Papa Francisco ironiza boatos sobre sua morte; confira

O papa Francisco demonstrou seu humor característico durante a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, ao seu quarto no hospital nesta quarta-feira. O pontífice brincou sobre os falsos rumores de sua morte, que haviam circulado nas redes sociais na noite anterior.

“Alguém rezou para que o Papa fosse para o Paraíso, mas o Mestre das Missas achou melhor me deixar aqui”, disse Francisco, segundo o jornal italiano Corriere della Sera. Apesar da internação por pneumonia bilateral no Hospital Gemelli, em Roma, desde sexta-feira, o pontífice manteve seu espírito resiliente.

O Papa, que falou com a respiração um pouco ofegante, exibia seu sorriso característico e um olhar atento ao receber Meloni no décimo andar do hospital, conforme relatado pelo Corriere. A visita aconteceu em meio a um turbilhão de especulações nas redes sociais sobre sua suposta morte, que Francisco abordou com bom humor.

“Sei que há gente por aí dizendo que minha hora chegou. Sempre tem quem chame a desgraça!”, brincou.

Durante os 20 minutos de encontro, conforme informou o gabinete da primeira-ministra no Palazzo Chigi, Francisco comentou sobre as recomendações médicas para sua recuperação. “Os médicos me disseram que preciso de tempo. Não devo receber muitas pessoas e não posso trabalhar muito aqui”, afirmou, mencionando as orientações de sua equipe de saúde.

Conhecido por ser um paciente difícil, o Papa expressou preocupação especial com seus compromissos religiosos. “Não poderei viver pessoalmente o Santo Jubileu”, confessou a Meloni, demonstrando uma aceitação crescente das restrições impostas pelos médicos. E acrescentou, com seu humor característico: “Os médicos disseram que devo cuidar da saúde, ou irei direto para o céu”.

Meloni, que tem uma relação próxima com Francisco, foi ao hospital em nome do povo italiano. “Vim dizer que todos estamos ao seu lado e desejamos sua rápida recuperação”, declarou ao encontrá-lo.

Após a visita, a assessoria da primeira-ministra divulgou um comunicado expressando alívio ao ver o Papa bem-humorado, rebatendo diretamente os rumores falsos. “Brincamos como sempre. Ele não perdeu seu senso de humor”, disse Meloni, descrevendo o pontífice como “atento e receptivo”.

O encontro reforçou o bom vínculo entre ambos. Em maio de 2023, durante a conferência sobre os Estados da Natalidade, Francisco já havia demonstrado sua relação informal com Meloni ao brincar sobre o blazer branco dela: “Hoje estamos vestidos iguais”.

Durante a visita ao hospital, Meloni aproveitou para expressar a gratidão da Itália pelo papado de Francisco. “Queria, em nome de toda a nação, agradecer ao Papa Francisco pelo bem que fez nesses anos de pontificado”, disse. Acrescentou que estava “certa de que a providência será generosa” com ele e o descreveu como “um homem de grande santidade”.

A primeira-ministra se mostrou emocionada após o encontro, afirmando: “Tenho muito carinho por ele” e agradecendo pela oportunidade de visitá-lo. Antes de partir, pediu “proteção divina para sua figura como Sumo Pontífice”.

A visita ajudou a dissipar preocupações sobre o estado de saúde do Papa e destacou a relação singular entre o governo italiano e o Vaticano. Meloni expressou alívio ao comentar: “De todas as coisas terríveis que poderiam acontecer, essa [os falsos rumores sobre sua morte] seria a pior de todas”.

A equipe médica do Papa segue monitorando sua recuperação da pneumonia bilateral. Apesar da necessidade de repouso e de atividades limitadas, ele apresenta sinais de melhora. O Vaticano ainda não anunciou uma data para seu retorno às funções na Santa Sé, mas Meloni demonstrou otimismo: “Espero que volte logo ao Vaticano”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x