O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), reagiu, nesta quarta-feira (10/9), às falas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux no julgamento da suposta trama golpista que tem Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados como réus. Segundo o deputado, Fux está “destruindo o teatro criado” por Alexandre de Moraes.
“Nesse momento, o ministro Fux está destruindo o teatro criado por Moraes e escancarando a perseguição contra Bolsonaro. Ele vai precisar de toda defesa de nossa parte por estar indo contra o sistema. A frase do dia é: ‘Fux honra a toga’. Anula tudo”, escreveu o parlamentar em publicação na rede social X.
Em seguida, Zucco publicou um vídeo após o magistrado acatar as preliminares que pedem a incompetência da Corte e da Primeira Turma em julgar a ação penal. Fux defendeu ainda a nulidade do processo.
No entendimento do magistrado, a ação penal deveria ser objeto de análise da primeira instância. Caso o processo fosse julgado no STF, Fux defendeu que a análise deveria ser feita no Plenário da Corte. “Já que o primeiro caso do 8/1 foi para o plenário, Bolsonaro deveria ser julgado no plenário”, defendeu.
“Nós temos que entender o que foi dito aqui. Esse julgamento tem de ser anulado hoje. O ministro Fux está analisando juridicamente que o julgamento tem que parar”, disse na filmagem feita dentro da Primeira Turma. Zucco está acompanhando presencialmente o quarto dia do julgamento.