A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta terça-feira (8) André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap). Ele é suspeito de integrar um esquema de corrupção no sistema prisional do estado, com foco no presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
A prisão faz parte da segunda fase da Operação La Catedral, deflagrada inicialmente no final de fevereiro. A investigação revelou um esquema de propinas e concessão de regalias dentro da unidade prisional, incluindo churrascos, bebidas alcoólicas, shows musicais e entrada facilitada de garotas de programa.
André Albuquerque atuava como assessor direto do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes. Na primeira fase da operação, foram cumpridos nove mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em diversas cidades de Pernambuco e em Campo Grande (MS), resultando no sequestro de bens, apreensão de dinheiro, armas e pen drives.
As investigações apontam que policiais penais recebiam propina para facilitar a entrada de itens proibidos e de pessoas no presídio de Igarassu. O esquema teria permitido que um detento comandasse crimes de dentro da cadeia com a colaboração de servidores do sistema prisional. Segundo a PF, mediante suborno, os presos conseguiam visitas fora do horário e influenciavam transferências de outros detentos. Além das regalias, foram identificados consumo de drogas e produção de pasta base de cocaína.
A Operação La Catedral continua em andamento, investigando crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção e participação em organização criminosa.
PF prende ex-secretário de Administração Penitenciária de PE por esquema de corrupção em presídio
